Armas naturais

 ARMAS DO KARATE

TE – Mão

SEIKEN – Mão Fechada

Conseguimos um verdadeiro SEIKEN, dobrando as articulações dos dedos um por um, comprimindo a massa contra a palma da mão. Todas são apertadas fortemente pelo dedo polegar dobrado contra as segundas falanges do indicador e do médio. Desta forma não devemos deixar nem um vazio dentro da mão fechada, fazendo com que ela forme um sólido e completo soco, não esquecendo de apertar bem o dedo mínimo, pois que é o meio fácil de ser ferido, quando não prestamos a atenção devida nesta técnica.
Devemos prestar atenção para a posição do punho para que esta seja correta. Quando esta é certa o osso da articulação ocupa uma posição exata podendo suportar choques violentos sem perigo, pois que o dorso da mão fechada produz um ângulo com o dorso do antebraço e eixo do mesmo passa entre as duas elevações do indicador e do médio. É lógico que nesta posição podemos bater sobre faces duras sem correr o risco de fraturas. A borda de contundência, ou do soco proeminente que toma contato com o objeto a ser atingido, é a área mais importante. Deve se acertar sempre com o que se chama de “cabeça do soco” (Kento) que é a base articulatória dos dedos indicador e médio.

  

 

URAKEN – Soco Invertido
         

Este soco é constituído da mesma forma que o soco proeminente e a área de choque é idêntica, mas ao usar viramos o lado de cima da mão para baixo. O soco invertido é proveitoso nos golpes ascendentes para atingir tanto o lado direito como do esquerdo ao rosto do adversário. Quando praticamos as técnicas do soco invertido devemos tomar cuidado para executar perfeitamente a rotação do punho para o lado de fora no instante do contato. Usamos também o soco invertido em grande número de golpes descendentes.

TETTSUI – Soco de Borda

Embora este soco seja crispado da mesma forma que o soco proeminente, a zona de atrito é a área espessa na base do dedo mínimo. Uma vez que a Zona de atrito é a mesma da cutelada, seria conveniente praticá-los ao mesmo tempo.

  

SHUTO – Cutelada, faca da mão

O golpe dado com a faca da mão, “cutelada” é a mais conhecida resposta deste nobre golpe. Só que há uma técnica especial, para que possamos usar a mão como uma verdadeira arma. Esta técnica consiste em manter em contato os dedos alongados sem muita pressão e fechar o dedo polegar dobrado contra o bordo interno da mão. A mão fica sobre o eixo do antebraço e o punho, conserva-se firme e não dobrado. Notamos então que a mão aberta poderá resultar numa grande arma de ataque e defesa. Este golpe com o bordo externo da mão ataca os flancos, o pescoço do inimigo e também bloqueamos certos ataques. Feita ressalva nos ataque de pernas. Ao usarmos a mão em sabre , devemos usar somente a parte carnuda da mesma. À parte que vai do punho até a base do dedo mínimo. Se usarmos a outra parte em razão dos ossos, poderemos sofrer fraturas e entorses.

    

 

  

 

SHOTEI – Salto da Palma

Esta posição da mão é usada tanto no ataque com o na defesa. Serve para a defesa interna e externa contra golpes de pontapés, e freqüentemente nos ataques ao estômago e à face. Quando usada nos golpes é essencial retesar os cinco dedos.

HAITO - Cutelada Interna

    

Quando convenientemente empregada, a cutelada interna é de muito mais utilidade que a simples. Para prepará-la, estendemos os dedos completamente e curvamos o polegar para dentro firmemente, de tal forma que este fique em contato com a palma. Esta posição é usada com a palma da mão para cima e também para baixo. É utilizada como forma de defesa como também para o ataque.

 

NUKITE - Ponta dos dedos

 TATE NUKITE

 OMOTE NUKITE

Os dedos são estendidos firmemente para frente, com o polegar curvado para dentro na junção. Esta posição é usada nos golpes à região abdominal, ao nível dos olhos e pomo de Adão.

  

 

    

IPPON NUKITE - Ponta do dedo indicador

 

Virem às costas da mão para cima ou para o lado dependendo do uso, e golpeie com indicador em riste. Visa, sobretudo a região dos olhos.

 

NIHON NUKITE - Ponta dos dois dedos

Estenda completamente os dedos indicador e médio disponho-os em forma de “V”. Utiliza-se da mesma forma que a lanceta do dedo indicador.

 

RYUTOKEN - Soco da Cabeça do Dragão

 

O golpe é desferido com a segunda articulação falangiana do segundo, terceiro e quarto dedos semidobrados. Este golpe provoca a paralisia dos membros atingidos, porquanto penetra profundamente no músculo afetado. Sempre é doloroso.

 

KEIKO - Mão de Bico de Galo

Embora mais usual no Kenpo, esta é forte posição nas quais os dedos e o polegar está firmemente cerrado para formar um ponto; as costas da mão viradas para cima. A área de atrito é o ponto formado pelos dedos. Este golpe apresenta excelentes resultados à curta distância ou em linha horizontal.

  

RITOSASHIYUBI IPPONKEN - Soco do Dedo Indicador Articulado

Coloque as articulações dos dedos indicadores na frente, de modo que o indicador ficar mais proeminente que os outros. Serve para ser usado em golpes visando os pontos vitais ao rosto, pescoço e tórax.

 

 

NAKAYUBI IPPONKEN - Soco do Dedo Médio Articulado

Saliente apenas a segunda articulação do dedo médio para fora . Esta  posição tem o mesmo uso do soco  indicador  articulado.

OYAYUBI IPPONKEN - Soco do Polegar

Aqui temos novamente uma posição de soco que, embora de pouco uso, vale a pena conhecer. É constituída da mesma forma que o soco proeminente, só que neste caso, dobramos o polegar e pressionamos sua ponta firmemente sobre a segunda articulação do dedo indicador. Pelo fato de este golpe poder causar a morte instantânea quando usado em golpes acima da orelha ou na têmpora, seu uso em tal circunstância é estritamente aos alunos avançadíssimos. Não obstante, uma vez que a posição possui temível potência, é bom conhecê-la.

 

TOHO - Mão Gume De Espada

Firme a mão com a palma voltada para baixo e o indicador estendido para o lado. O ponto de atrito é a área curva entre o polegar e o indicador.

 

KOKEN – Pulso

Esta posição também é muito eficaz tanto na defesa como no ataque, embora sua aplicação no ataque seja muito mais comum na luta chinesa (Kenpo) do que no Karate em geral. Podemos usá-lo em golpes descendentes, para dentro e para fora. Como neste caso, (para fora) usamos o pulso onde inúmeros nervos periféricos estão reunidos, a posição pode machucar a mão. Procure manter o pulso bem curvando para dentro e colocar toda a força na zona de atrito. Embora esta posição não seja muito usada, não devemos esquece - lá, pois pode ser muito eficaz.

 

 

HIRAKEN – Tapa

 

Dobre bem o polegar e o resto dos dedos na segunda articulação. Cerre-os firmemente na palma. Aplique os na face do oponente com a região da palma em cheio, lateralmente e na área da orelha.

  

HAISHU - Costa da Mão

Empunhamos o Haishu idêntico ao "Shuto", só que a área que usaremos será a costa da mão Usamos a costa da mão na utilização de defesas, de forma saliente, para que não utilizemos outras áreas de contato.

  

KOTE – Antebraço

Esta é uma parte usada principalmente para “bloquear”, e a mais usada numa luta no sentido de defender. Por esta razão. Como o bloqueio não é somente a interposição do antebraço ao ataque, mas joga em ato contínuo uma trajetória direta em si, serve também como superfície de bater. Podemos bater com a porção anterior do punho firmemente contra o braço ou o pé do adversário.

 

         HIRA KOTE            URA KOTE             OMOTE KOTE
    Antebraço externo   Antebraço Lateral   Antebraço interno

HIJI ou ENPI - Cotovelo

Se os golpes são dados com perfeição, pouca força é necessária para tirarmos proveito do cotovelo. Os golpes dados com o mesmo são mais aconselhados no corpo-a-corpo. Com a ponta do mesmo podemos bater no rosto, nos flancos, abdômen, plexo e nos próprios ossos. Serve nos bloqueios contra os golpes de pés. Podemos bloquear atingindo a tíbia do adversário. Forma também um sólido com as partes musculares do braço de ambos os lados de si mesmo, vindo de um movimento circular do exterior para dentro.

  

ARMAS FUNDAMENTAIS – Pernas, Joelhos e Pés

Com o pé (Ashi) podemos atacar e contra atacar em vista de suas numerosas superfícies. De outro modo o ataque contra o adversário pode ser sempre vigoroso, pois sua força advém do conjunto muscular da perna, que sem dúvida é maior do que do braço. Também serve para bloquear. É preciso que em vista da grande massa muscular usada, treinemos com insistência a velocidade necessária para as técnicas empregadas.

HAISOKU - Peito do Pé

Utiliza-se o peito do pé, para chutar em golpes circulares como as costelas do adversário, estômago, face, pescoço e coxas. Esta parte do pé é um dos golpes preferidos da maioria dos Karatecas e imprime um golpe certeiro, forte e eficaz, num movimento onde deve manter todos os artelhos juntos e retesados.

  

SOKUTO - Cutelada de Pé

  

É a parte cortante do pé, em gume, ou melhor, o lado exterior, conhecida como sabre do pé. Usamos em golpes laterais (Yoko Keage, Yoko Geri) e nos golpes de pé “esmagador” (Kansetsu Geri). Devemos bater com a parte próxima do calcanhar e não dos artelhos para não sofrermos fraturas.

  

TEISOKU - Arco do Pé

Neste golpe usamos a parte interna lateral do pé. Podemos usar este golpe como forma de ataque como de defesa.

 

 

CHUSOKU - Bola do Pé

Esta posição é eficiente para pontapés frontais no estômago ou pontapés circulares no queixo e costelas do oponente. Quando usar a bola do pé, procure manter os artelhos dobrados para trás, o mais longe possível, pois isto fortalecerá a zona de contato. Os pontapés com a bola do pé exigem uma numerosa ação elástica dos joelhos. Seu efeito é semelhante ao do soco proeminente.

 

TSUMASSAKI - Pontas dos Pés

O golpe com as pontas dos pés é um golpe muito poderoso, mas muito arriscado em machucar as articulações dos dedos dos pés. Ele serve de prolongamento dos golpes tanto no chute frontal (Mae Geri - Ura Mawashi Geri) como no chute circular (Mawashi Geri). Às vezes um golpe normal não consegue atingir o adversário, então arriscamos um golpe com o prolongamento das articulações, no caso as pontas dos pés (Tsumassaki).

 

KAKATO – Calcanhar

O calcanhar é eficaz nas viradas e coices no abdômen e na face do oponente. É também uma boa arma para o golpe final, quando o adversário está caído, ou como meio de contra golpe quando você estiver caído.

  

SUNE – Canela

  

  

A canela é um ótimo e eficiente protetor contra chutes executados na altura da coxa. É também um eficiente meio de ataque em chutes baixos circulares nas coxas do oponente. Mas para usá-la com eficiência é necessário que a "calejamos", para poder suportar as batidas dos golpes ou a proteção contra chutes.

HIZA – Joelhada

Usamos o joelho para atacar a virilha, a face ou as costelas do oponente. O músculo que supre a força principal para as joelhadas é a coxa. Para usar efetivamente os joelhos devem-se ter fortes quadris. Quando desferir a joelhada, certifique-se de manter os artelhos apontados para baixo. A joelhada tem efeito semelhante à cotovelada.

  

 

Fonte: www.kyokushinkaikan.com.br