Sensei Luis Explica

 

 Alguns conceitos básicos e fundamentais para a prática e ensino do karate.

 

 1 - INTRODUÇÃO

A maioria das pessoas imagina que as lutas marciais têm por objetivo principal a defesa pessoal, fisicamente falando. É verdade que normalmente o indivíduo praticante é uma pessoa bastante forte, de personalidade, e com energia e técnicas de defesa pessoal, fisicamente falando, bastante aprimoradas e cientificamente estudadas e testadas, em inúmeros combates antigos e em competições modernas. Porém estas qualidades são apenas uma das conseqüências dos treinamentos marciais, elas são atribuições vindas por acréscimo dentro de uma meta muito mais profunda, importante e superior. As lutas marciais, na verdade, têm como seu verdadeiro objetivo, ser um caminho alternativo para as nossas buscas de soluções aos problemas que a vida nos apresenta, tentando ser uma solução para nossas dificuldades. Assim, este caminho – o “DO”. – aberto inicialmente pelos hindus e chineses e posteriormente pelos japoneses tem várias correntes:

  1. AIKIDO;
  2. JUDO;
  3. KARATE DO;
  4. KENDO;
  5.  IKEBANA;
  6. KYUDO;
  7. CERIMÔNIA DO CHÁ;
  8. E outras dezenas de caminhos.

Todos os mestres afirmam que sua arte é fundamentalmente um treinamento para a vida, uma filosofia, um caminho para se resolver os desequilíbrios vitais e atingir a felicidade.

 

Os Rituais

 

Os rituais em todos os Dojo propõem aos praticantes uma série de atitudes e gestos que facilitam as relações entre eles deixando claro o desejo comum de obedecer a uma ordem válida para toda a comunidade e para cada um. A intenção do praticante é sempre a de estimular o progresso na arte de todas as pessoas sem perder o desenvolvimento individual.

A prática de karate está repleta de exercícios marciais, combativos, porém com um total espírito de conciliação, buscando a vitória pela harmonia, pela paz, procurando esquecer as atitudes egoístas e pensando sempre no grupo e como sendo parte dele.

O karateca treina com seu companheiro com todo respeito e consideração, pois o considera como parte de si mesmo e sem o qual não há treinamento.

Daí ser fundamental tratar o companheiro com cortesia e agradecimento por ele dá a possibilidade de você treinar e de aprender com ele. Ao professor, se deve o respeito e o agradecimento pela transmissão dos conhecimentos e pela dedicação e esforço em ensinar segredos que foram por muitos séculos restritos a uma minoria privilegiada.

Respeitar e se fazer respeitar é uma das regras mais importantes durante os treinamentos.

Conciliar e nunca confrontar é o princípio básico. Esquecer-se da palavra “eu” e substituí-la pela palavra “nós” somos a essências do ensinamento. Outro ponto fundamental é que não se treina karate, mas sim, para a vida.

Portanto, fica claro ao praticante e ao grupo que o fundamental não é vencer, não é derrubar, não é ser o mais forte, mas descobrir o potencial individual, o centro das ações e se, ele não for o centro, colocar-se em uma de suas órbitas, de acordo com suas reais condições.

 

CONDUTA DURANTE AS AULAS

 

O treinamento inicia com uma saudação e após este momento, as conversas paralelas deixam de existir e toda a atenção é voltada para o professor e os seus ensinamentos devem ser executados com a máxima concentração possível para poder alcançar se a perfeição dos movimentos.

Quem ensina durante a aula é o professor. Um praticante, que não seja designado pelo professor, não pode instruir ou corrigir ninguém; é considerado falto de respeito para com o professor corrigir alguém, se ele não for seu parceiro de treinamento. As perguntas devem ser dirigidas sempre ao professor ou ao aluno mais graduado que conduz o treino, que na ausência do professor, deve receber as mesmas considerações.

Jamais, na ausência do professor, um karateca deve contestar o aluno mais graduado que comanda o treino. Caso ache que a técnica está errada, deve recorrer posteriormente ao professor e deixar que ele corrija o aluno mais graduado.

É dever do estudante mostrar uma ética apropriada no dojo e ter respeito pelo seu professor, isto é feito, geralmente:

  1. Não argumentando com o professor durante a aula;
  2. Quando ele corrige sua técnica;
  3. Quando assinala algum defeito no seu desempenho.

 

 

OS PERSONAGENS DO DOJO

 

SENSEI

A palavra Sensei (SEN - antes e SEI - vida) significa aquele que ensina e refere-se somente ao instrutor e nunca pelo instrutor, ou seja, o professor deve ser chamado de SENSEI, mas jamais deverá se referir a ele por SENSEI. A palavra tem conotação de respeito denota todo o respeito que o aluno tem pelo professor.

SENPAI

O Senpai será o aluno mais graduado de faixa preta (YUDANSHA) e que com o consentimento do SENSEI poderá instruir e corrigir os alunos menos graduados (assistente).

KOHAI

O aluno menos graduado de uma aula é considerado o Kohai e geralmente é o responsável pela limpeza do dojo antes de iniciar a aula.

O DOGI

Para se treinar karate, bem como a maioria das artes marciais, é necessário usar um uniforme especial denominado Dogi (criado por Jigoro Kano para os utilizarem durante os treinamentos de Judo). O dogi é chamado erroneamente de “quimono”, GI quer dizer vestimenta, portanto, dogi significa a vestimenta para a prática do caminho.

Ele deve está sempre limpo e, preferencialmente, sem nenhum detalhe especial que o diferencie dos demais, exceto pelo distintivo da academia. O dogi usado para praticar karate é o karate-gi.

QUIMONO  Tipo de vestimenta usada pelos japoneses.

 

O OBI

O Obi é um cinturão ou faixa que serve para manter o dogi fechado, embora o seu significado seja bem maior que um mero cinto. Como o karate gi, o obi tem um significado simbólico. Esse aspecto simbólico são as cores. Tradicionalmente, quando alguém começa a praticar karate, recebe a faixa branca. Após anos de treinamento, a faixa tende a escurecer assumindo uma coloração marrom. Se continuar praticando, ela vai se tornando preta. A faixa preta significa que a pessoa esteve treinando karate por muitos anos.

Quando o karateca realmente se dedica ao karate, sua faixa, após a preta, começa a ficar branca novamente, depois de muitos anos. Assim se completa o ciclo (conforme ditado Zen, citado anteriormente). A seguir o significado das cores do Obi:

1 - BRANCO – é a cor da inocência. Indica quem tem a mente e o espírito “vazios”, alguém que é leigo nos aspectos espirituais do karate. Também indica que esse praticante ainda não conhece bem as técnicas do karate;

2 - MARROM – é a cor da terra, é a cor da solidificação. A faixa marrom indica que o praticante já se tornou competente, que sua mente é fértil e que seu espírito está firme.

3 - PRETO – é a fusão de todas as cores. Ela indica quem passou por todos os desafios e dificuldades necessárias para superar os obstáculos encontrados nos primeiros anos de karate. Preto é a cor da noite. Ela mostra que o primeiro “dia” que começou com a faixa branca, acabou e que agora realmente começa a jornada de um karateca em busca do seu aprendizado interior.

 

O TREINAMENTO.

 

A agressividade é a matéria-prima do ser humano, e do homem, mas não a violência. Temos a violência quando não conseguimos aprofundar a agressividade, quando superficializamos a agressividade, então temos situações de violência. Porém a agressividade é importante em tudo que fazemos, em qualquer ação profissional ou humana é importante à agressividade, ou seja, se não tivermos um mínimo de agressividade ou controle adequado não conseguiríamos sobreviver na sociedade.

A agressividade deve ser trabalhada no sentido de proporcionar um caminhar do ser humano no principal objetivo da arte marcial que é proporcionar o desenvolvimento e aperfeiçoamento do espírito humano.